domingo, 7 de setembro de 2008

Opinião de programador: O Google Chrome é tudo isso?


Não dá para negar que o Google Chrome foi lançado em um momento oportuno. Ele é muito mais do que um navegador. Ele representa a última ação do Google na discussão sobre padrões e melhores práticas para da web como uma plataforma de aplicações. Hoje, ele pode ser a oferta mais importante da companhia desde o Gears.

"O Google Chrome e o Gears entram na web de duas direções. O navegador é um esforço para fazer a web melhor para os usuários. O Gears quer fazer a web melhor para os programadores", disse Adam Goodman no quadrinho de Scott McCloud que apresentou o Chrome.


Para nossa sorte, o Google Chrome chega com todas as funções do plug-in do Gears para o Firefox e o Internet Explorer. Ele é, inclusive, mais rápido do que os rivais. Mas não acho que só os usuários ganham com o Chrome. Existem muitas coisas que vão agradar os desenvolvedores também.


Esquentando os motores


Pode não ter surpreendido ninguém a decisão do Google de usar o motor de renderização do WebKit HTML, mas isso é significativo. O WebKit, uma versão melhorada do projeto open source KHTML, é um motor de renderização usado pela Apple no Safari. É também o motor usado no iPhone e no Google Android, duas das mais importantes plataformas móveis hoje.Ou seja, o Google Chrome não significa um navegador diferente para se suportar. Na verdade, é um novo voto para fazer do WebKit o preferido para desenvolvimento web. E o WebKit não foi escolhido só por ser popular.

Ele também é muito rápido. As páginas carregam, em geral, mais rapidamente no Chrome do que no Firefox 3. Mais ainda, o WebKit lidera na corrida de compliance com padrões web (o Opera está próximo em segundo). Quanto mais programadores apostarem em códigos completamente compliance, mais estaremos livres de truques não documentados e hacks para determinados tipos de navegadores.E não é só isso. Chrome tem destaque também com o motor de execução de códigos V8, melhor até do que o TraceMonkey do Firefox. A maneira do Chrome lidar com JavaScript significa rodar aplicações web com velocidade incrível.


Mas o V8 é também um ambiente apropriado para máquinas virtuais, capaz de realizar múltiplas threads e gerenciar a memória melhor do que qualquer implementação JavaScript. Para os desenvolvedores, isso só solidifica a posição do JavaScript como uma legítima plataforma para desenvolvimento de aplicações.O Google Chrome está, realmente, um passo à frente no projeto de criar o melhor software cliente para uma plataforma de aplicações na web.


A Google não precisa que o Chrome seja um matador de Firefox ou mesmo ter a liderança no setor de navegadores. O importante é que o Chrome vai nos manter debatendo - e isso vai ajudar a levar a web para frente. Agora é o momento de discutirmos novos padrões e práticas para a web. Neste debate, o Google está claramente na ponta da mesa



Por Infoworld, EUA

Um comentário:

  1. eu nao entendo muito... mas me cansei do firefox, da muito erro e travava sempre aqui... sempre precisava reiniciar... isso quando nao perdia o que ja havia escrito... o chrome é mais rapido. fato. e a pesquisa automatica no google tb ajuda.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do editor deste Blog.

 
© 2009 Fullnetwork Blogger. All Rights Reserved | Powered by Blogger