quarta-feira, 9 de abril de 2008

Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley)


O filme conta através das personalidades de Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, entre outros, o desenvolvimento da história da microinformática e da popularização dos computadores. Mostra algo sobre a luta de alguns estudantes contra o domínio da produção de computadores por grandes empresas e também faz uma abordagem a cerca das primeiras reações culturais a esse processo de popularização. No início dos anos setenta, os computadores, chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços. Embora não houvesse computadores pessoais como os que tão comumente encontramos hoje, existia um público ansioso por poder usufruir dessa tecnologia, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Alguns apaixonados pela eletrônica começaram a desenvolver protótipos de circuitos que poderiam ser microcomputadores. Entre eles, podemos mencionar os nomes de Steve Jobs e Steve Wozniak, que juntos desenvolveram um espécie de primeiro computador pessoal como resultado de intensos trabalhos numa garagem. Eles deram o nome esse protótipo de Apple.

Com o sucesso do modelo, eles decidiram fundar uma empresa para aprimorar o microcomputador Apple e em 1977, surgiu a Apple Computer.

As grandes empresas como IBM, Xerox e outras não acreditavam na popularização dos PCs e nessa época não se interessaram pelo investimento. Mais logo perceberam o filão que estavam perdendo e começaram a retomada do tempo perdido na busca de produzir melhores computadores que a Apple Computer, que fechou a década como uma das melhores.

Em 1980, a IBM decidiu entrar no setor e queria fabricar um microcomputador que superasse o Apples II da Apple. A empresa criou o hardware do computador, os circuitos lógicos em si, porém deveria haver um sistema operacional para que ele e os programas pudessem funcionar. Contratou então uma outra empresa, a Microsoft para criar um sistema operacional que fosse compatível com o seu projeto. Precisamente nesse ponto entra na história a figura daquele que se tornaria um dos homens mais ricos de todos os tempos, Bill Gates. Ele comprou os direitos de um sistema operacional quase pronto desenvolvido por outros universitários que não tinha muito poder de processamento e nem muita memória e fazendo algumas modificações, entregou-o para a IBM, que por sua vez lançou o IBM PC em 1981.

A Apple desde 1979 estava envolvida com um outro projeto desenvolvido a partir da ida do pessoal da empresa a um centro de pesquisas da Xerox, que estava desenvolvendo computadores mais fáceis de utilização graças a um espécie de protótipo de interface gráfico. O computador recebeu o nome de Macintosh e era muito superior aos tipos de computadores produzidos pela IBM.

Mas, uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores. Ele convence o pessoal da Apple a trabalharem juntos e acaba se apropriando do sistema operacional gráfico desenvolvido pela Apple e lançando no mercado o Windows que se tornou, como sabemos, uma espécie de padrão do mercado.

DOWNLOAD THIS TORRENT

Trailler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do editor deste Blog.

 
© 2009 Fullnetwork Blogger. All Rights Reserved | Powered by Blogger