sábado, 21 de junho de 2008

Saudades de um tempo que não vivi..


Todo dia me vem à cabeça a possibilidade de ter nascido em tempos errados. Tenho saudade de tantas coisas que nem mesmo pude presenciar. Tenho saudade de luta e de objetividade, algo épico, como a busca da própria liberdade, quando tínhamos os próprios estudantes da nação como nossos heróis.

Penso nos movimentos estudantis de hoje e vejo neles uma grande besteira. Os jovens estão cada vez mais vazios e se restringem aos ideais bobos e a vontade pitoresca de serem revolucionários. Não há a mesma determinação e o coração valente dos estudantes que lutavam contra a opressão da Ditadura Militar e outros estudantes que não apenas desejavam algo, mas que também faziam acontecer.

Creio que nessa transição de tempos e distinção de realidades os jovens se confundiram e hoje acabam tentando tomar algumas medidas desnecessárias, simplesmente para conservarem a identidade revolucionária, baseadas em outros tantos que por esse mundo passaram e tentaram deixar suas marcas.

Estou farto de tantas tentativas de cópia, tanto falso-marxismo. Precisamos de jovens que lutem de forma adequada à situação atual. Já não vivemos na época em que ser presos em nome da própria liberdade era um ato de valentia. Hoje o que vemos são apenas cópias mal-intencionadas de estudantes de dos anos 60. Por tudo isso, insisto em pensar que realmente nasci em tempos errados. Um tempo em que o jovem sequer sabe o que é revolução.

11 comentários:

  1. Muito bom o texto e eu me encaixei nele muito facilmente! Eu penso do mesmo modo que você e também acredito que nasci em uma época errada. Sou apaixonada por MPB e queria muito vivenciado os anos 60. Às vezes converso com alguns amigos sobre isso e sempre acabo me desanimando, eles não se importam mais em exercer seus deveres adequadamente e também não lutam por seus direitos.

    Muito bom o seu blog também :)
    passo mais vezes por aqui.

    beeijo
    :*

    ResponderExcluir
  2. Interessante o texto!

    Parabens pelo blog

    http://spbalada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, mas não nascemos em tempos errados, simplesmente nascemos num tempo onde há uma crise de valores, crise política, crise de princípios. As pessoas estão confusas e não sabem o que defender, nem pelo que lutar..... os velhos ideais já não estão de moda. Agora a moda é o capitalismo agressivo e a queda dos grandes ideais. Mas creio que isso é só uma crise mais que desemboca em uma mudança em breve. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que escreveu. Os jovens hoje em dia não sabem o que é revolução e muito menos pelo que lutar. Talvez, porque bem ou mal sejam livres, ao contrário dos que viveram na época da ditadura e pelo que mais lutaram era a sua liberdade. Liberdade de ir e vir, liberdade de se expressar, liberdade econômica...
    Nascer em tempos errados? Não meu caro. O tempo é certo, os conceitos é que são errados.


    http://maynabuco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa... lendo seu post, veio a minha imensa vontade de estar com a idade que eu estou hoje, nos anos 80 :(

    mas fazer o que não é mesmo .....

    Obrigada pela visita no meu blog ^^

    ResponderExcluir
  6. Interessante seu texto. Eu também acho que os jovens de hoje já não têm mais por que lutar. Não têm ideologia.

    Mas ainda assim eu prefiro os dias de hoje do que a opressão.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro, belo texto. Encaixa-se nos dias de hoje. O Brasil é um país ao contrário. Não é à toa que nada evolui. Essas lutas estudantis a que se refere é o retrato do próprio Brasil; está marcado definitivamente no album de fotos deste páis. Entendi perfeitamente seu ponto de vista, porque meu pai me conta histórias interessantes sobre a epoca militar, e os tempos eram outros; apesar da reprimenda, os estudantes daquela epoca faziam historia, entravam na historia; hoje em dia, você está certo em conlcuir cadê a historia desses estudantes.

    ResponderExcluir
  8. Ah, coloquei seu blog no meus favoritos.

    ResponderExcluir
  9. rapaz eu tenho essa mesma sensação, podiam fazer a máquina do tempo !!!!!!!! hahahahahha

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Ted. Os tempos mudaram e o cinismo chamou de ingénua a luta daqueles tempos. Enfim...
    Agradeço teus elogios sobre o meu blog. Andei viajando pelo teu, bem legal, com muita informação e olhar próprio.
    abs.

    ResponderExcluir
  11. Nossa.. as vezes eu penso do mesmo jeito.. eu gostaria de ter vivido como antigaente.. "sair na rua sem ter medo de ser assaltada, usar coisas como celular mp3 a vontade... usar um tenis bom.." mais hj .. se eu usar isso.. sou assaltada.. Acho que a inveja fez o nosso mundo o que ele é hj.
    não gosto da ideia de estarmos bem piores...

    As vezes eu acho que uma ditadura iria cair bem agora.. sermos comandados pelos militares seria uma coisa boa...! eu acho... hm.. parabéns pelo blog.. Obrigada por dizer que o meu esta organizado. bjims

    ResponderExcluir

Todos os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do editor deste Blog.

 
© 2009 Fullnetwork Blogger. All Rights Reserved | Powered by Blogger