domingo, 8 de junho de 2008

Tristeza musical Brasileira


É triste ver em que pé nossa Musica Popular Brasileira se encontra. É triste, mas, mais do que triste, é vergonhoso. Um país que já teve como ícones da música do momento Elis Regina, Tom Jobim, Toquinho, Chico Buarque, Vinícius de Moraes e trupe, viver um momento de Latino, MC Créu e paquidermes é vergonhoso. Não que o Brasil de agora não tenha na música, coisas boas. Mas o que se toca em todos os lugares, que vende mais, que tem mais espaço na mídia, é esse tipo de música. Eu sinto vergolha alheia de ver alguém se deliciando cantando músicas desse tipo, não tenho preconceito, mas sinto vergonha alheia, vontade de dar um CD da Elis pra infeliz ouvir, ou coisas do tipo.

O mercado de hoje não abre espaço para os novos talentos da música brasileira, e não pensem que toda a culpa é do mercado, eles lançam o que sabem que irá gerar lucros, o objetivo deles é a venda, nada mais certo. Grande parcela dessa vergonha musical vem das pessoas que compram esses tipos de músicas, eles sim abrem espaço para a cada dia aparecerem mais músicas assim.
"Vem que vem que vem quicando"
"Créu, créu, créu, créu, créu, créu, créu"
"Hoje é festa lá no meu 'apê' pode aparecer, vai rolar bunda-lelê"
"O bagulho ta sério e vai rolar um adultério"
Eu, particularmente, sou apaixonado pela velha e boa MPB 'original', essa degradação da música popular brasileira tem de acabar! NÃO COMPREM ESSE LIXO! Eu teria vergonha de receber visitas em minha casa e na sala de visitas, em minha estante, expor CDs do MC Créu, Kelly Key, Latino, Belo etc.. E agora que o Roberto Justus resolveu cantar? Como se já não bastasse a grana que ele ganha por mérito próprio, vai me enfiar o bedelho na música brasileira! Robertão, tú ja foi melhor!

Porém, graças a minoria forte e persistente, ainda existem músicas de qualidade, não com a enorme divulgação - que deveria - que as outras, mas, existem. Mariana Aydar, Céu, Cordel do Fogo Encantado, Vânia Abreu... só se presencia esse tipo de música quando se gosta e corre atrás pra achar o lugar no cu de Judas onde tem show. A mídia ainda deixa um espaço para músicas boas como Maria Rita, Marisa Monte, Los Hermanos e mais alguns gatos pingados, mas nada se compara com o espaço dado as músicas que causam vergonha alheia.

O país ja foi melhor, a sociedade mais criteriosa e as músicas mais transcendentes.

"Você vai pagar e é dobrado, cada lágrima rolada nesse meu penar"

Um comentário:

Todos os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do editor deste Blog.

 
© 2009 Fullnetwork Blogger. All Rights Reserved | Powered by Blogger